

Laboratório
Análises Clínicas Veterinárias:
-
Hematologia e Hemostasia - hematologia é a especialidade médica que estuda e trata doenças do sangue e de órgãos hematopoéticos, onde se formam as células do sangue. Inclui os exames como hemograma; coaugulograma; tipagem sanguínea; mielograma.
-
Bioquímica - Na prática, os métodos bioquímicos gerais objetivam: Avaliar a função hepática, renal, pancreática e cardíaca; Evidenciar alterações no metabolismo mineral (ósseo), da água e dos eletrólitos; Determinar as alterações do metabolismo endócrino e da atividade muscular (esquelética e cardíaca);
-
Imunologia - Os exames imunológico servem para indicar desequilíbrios nas defesas com também para indicar a reação específica do organismo para algum tipo de doença.
-
Microbiologia - Os exames de Microbiologia geralmente envolvem a coleta de amostras biológicas, como sangue, urina, fezes, secreções, entre outros, que são posteriormente processadas e analisadas em laboratório, com a finalidade em diagnosticar microrganismos (bactérias, vírus, fungos, protozoários e helmitos).
-
Parasitologia - O exame parasitológico é um teste realizado com amostras de fezes. O objetivo principal da análise é diagnosticar parasitas intestinais. Para isso, são utilizados critérios morfológicos. Ou seja, com o material coletado, a forma dos seres vivos é procurada e estudada. O exame parasitológico da pele visa principalmente a constatação de fungos, infecções bacterianas e ácaros causadores de sarna. O material deve ser constituído por um raspado cutâneo das periferias da lesão.
-
Urinálise - A urinálise (também conhecido como exame de urina) é um teste que examina a urina de forma visual, bioquímica e microscópica. Isso pode incluir uma variedade de testes os quais detectam e medem vários compostos que passam pelo rim e ficam presentes na urina.
-
Sorologia - O exame sorológico é feito a partir da coleta de amostra de sangue e indicado para a pesquisa e identificação de diversas doenças infecciosas.
-
Hormônios - O exame de dosagem hormonal é preventivo. Logo, torna-se parte importante no diagnóstico de distúrbios no organismo. Quando há, no resultado dos testes, qualquer alteração nos hormônios, é possível detectar doenças ainda em estágios iniciais.
-
Análises de Líquidos - A análise citológica do líquido cavitário é composta da contagem diferencial dos tipos celulares, permitindo a sua classificação, de acordo com o predomínio celular, em processo inflamatório, proliferativo ou misto.
-
Citologia/ Histopatológico - A citologia (CAAF) é um exame de diagnóstico com particular utilidade na oncologia veterinária. Consiste na utilização de uma agulha fina que é introduzida numa massa suspeita de forma aspirar células que são enviadas para anatomia patológica. Bópsia é um procedimento caracterizado pela retirada de um fragmento de um tecido (pele ou outro órgão). Este fragmento é então enviado para um médico patologista que o observará ao microscópio. A esta análise feita pelo patologista chama-se exame anatomopatológico ou histopatológico. O exame histopatológico consiste na análise microscópica dos tecidos para a detecção de possíveis lesões existentes, com a finalidade de informar ao clínico a natureza, a gravidade, a extensão, a evolução e a intensidade das lesões, além de sugerir ou até mesmo confirmar a causa da afecção.
-
Biologia Molecular - Os testes moleculares são então os exames de natureza genética, ou seja, são os exames que analisam o DNA e o RNA do paciente. O PCR é considerado um teste basicamente rápido e altamente confirmatório, auxiliando o clínico veterinário na hora de diagnosticar doenças importantes como a Cinomose, Parvovirose, FIV, Felv, Erlichia, e muitas outras.
Tabela de Serviços Laboratoriais
A Importância do Patologista Clínico nas Análises Veterinárias:
O patologista clínico é o profissional capacitado a atestar a segurança de todas as etapas da avaliação laboratorial, da coleta à interpretação dos laudos de exames. É ele quem vai garantir a qualidade da amostra a ser testada, o que interfere diretamente nos resultados das análises. Os exames necessitam da supervisão do patologista para que possam de fato identificar alterações e doenças. A falta desse profissional pode resultar na liberação de laudos incompletos, errôneos ou duvidosos. O patologista clínico veterinário é o profissional mais capacitado para monitorar a qualidade dos resultados.





